sábado, 17 de outubro de 2009

TRAILER PARE ESCUTE OLHE

10 comentários:

  1. Bom trailer. O "livro" tambem é bom, não posso esperar para ver o filme!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, parece ser excelente.

    ResponderEliminar
  3. Fico na expectativa do filme. Além de utilizador muito assíduo da linha do Tua em períodos diferentes da minha vida, também a investiguei em profundidade para Um Tiro na Bruma. É um muito bom tema. Aconteça o que acontecer em termos de futuro, a Linha do Tua foi, é e será um marco para Trás-os-Montes e uma inesgotável via de reflexões! Imensas reflexões! Bem hajam pelo filme. manuel cardoso

    ResponderEliminar
  4. O encerramento da Linha do Tua em 1991 fez parte da leva de decepação ferroviária perpetrada pelo executivo cavaquista. Não só Bragança ficou sem caminho-de-ferro, pois não esqueçamos Viseu e Chaves, as linhas do Vouga, Dão, e extensão do Douro até Espanha, assim como inúmeros ramais por todo o território nacional, retirando o comboio às populações como se do pão da boca se tratasse, num país que já na altura era perfeitamente anacrónico. Por entre promiscuas relações económicas, por entre desdobramentos de vazios retóricos, a agonia foi paulatinamente sendo feita ao longo desses anos, eressurgindo actualmente com os mesmos argumentos: viabilidade económica, quando a Linha de Sintra que transporta 200000 passageiros por dia também dá prejuizo; e os "motivos de segurança", quando os acidentes só surgem quando se começa a falar de projectos contiguos e conflituantes, e os próprios autocarros de substituição fazem mais vítimas.

    Escrever sobre isso é já por si só um esforço desanimador. Deixo aos interessados um conjunto de videos com mais de 20 anos que falam por si. Neles encontrarão não só a forte carga de nostalgia e portugalidade de outra era industrial, como poderão constatar a imunda mentira e retórica governamental que, magicamente, coincide na perfeição com os pretextos actuais. Mas já se diz que as massas têm memória curta...

    Queiram pesquizar no youtube por:

    - a linha do tua - o grande roubo 1
    - a linha do tua - o grande roubo 2
    - linha do tua - memória futura

    outros videos semelhantes aparecerão na parte dos "semelhantes".

    CR

    ResponderEliminar
  5. Parabéns! Conseguiu captar com grande mestria a realidade quotidiana em Trás-os-Montes e alguns dos efeitos negativos do fecho da linha. Para além disso conseguiu fazer-me ir às lágrimas algumas vezes.

    Reitero os parabéns…

    ResponderEliminar
  6. E no Porto quando teremos a possibilidade de ver este excelente comentário?

    ResponderEliminar
  7. Para ti Jorge Pelicano os meus muitos parabéns pelo teu filme... tive o prazer de me ter cruzado contigo em duas reportagens que eu fiz para a TVI sobre a Linha do Tua e reparei na tua sensibilidade para captares diferentes pontos de vista que nem sempre se conseguem em reportagens televisivas devido à falta de tempo... Abraço e tudo de bom.
    José Paulo Santos

    ResponderEliminar
  8. Jorge Pelicano os meus parabéns pelo teu filme... tive o prazer de me ter cruzado contigo durante o teu mestrado.Tenho acompanhado os teus fantásticos trabalhos.
    Tudo de bom...
    Raquel Dias Marcelino

    Pampilhosa da Serra

    ResponderEliminar
  9. O meu coracao aperta-se quando se fala no Comboio do Tua, fica negro de tristeza, perdi a minha amiga do coração,as minhas filhas têm marcas porfundas que o tempo nunca vai levar e a minha vida nunca mais vai ser a mesma.Nós eramos passageiras do comboio do Tua quando do acidente a 22 de Agosto 2008.
    Contudo concordo contigo a natureza nao pode ser destruida so porque uns senhores acham que pode ser util uma barragem e pena que essas mesmas entidades faltem as obrigacoes deles,pois nao mandaram corrijir a linha apos os acidentes ate que foi fechada com este ultimo, nao se preocupam com quem ca fica a sofrer com a falta de responsabilidade deles, ate hoje NINGEM deu a cara para resolver o que se passou nesse dia. E triste a falta de humanismo por parte dos orgaos governamentais, se eles nao querem saber das pessoas,acham que se vao preocupar com pedras e arvores o mais simples disto tudo e encher de agua pois eu nao concordo somos pequeninos mas temos paisagens unicas por favor nao as destruam.
    parabens pela coragem

    ResponderEliminar