domingo, 8 de maio de 2011

DOCUMENTÁRIO "PARE, ESCUTE, OLHE" VENCE PRÉMIO NO TRENTO FILM FESTIVAL, ITÁLIA



O documentário "Pare, Escute, Olhe" recebeu este sábado, na 59ª Edição do Trento Film Festival, em Itália, o Prémio "Cittá di Bolzano", para Melhor Filme de Exploração e Aventura.

Na opinião do júri, "este documentário mostra o que acontece ao povo quando o sistema político é mais influenciado pelos interesses privados do que os interesses de uma comunidade. É um grande exemplo de cinema interventivo que nos deixa a pensar".


Neste festival, dedicado na sua maioria a filmes de montanha, estiveram a concurso 27 filmes de vários países. Para o realizador, este prémio "comprova que o fecho da linha ferroviária e repetidas injustiças para com o povo transmontano também não deixaram indiferente o público italiano e júri internacional. Espicaçar, não deixar as pessoas indiferentes, era um dos objectivos deste documentário. Mesmo a uma grande distância de Portugal, as pessoas sentiram a revolta. A mensagem do filme foi compreendida".

Depois do reconhecimento em Portugal (DOCLISBOA, CINE ECO e Caminhos do Cinema Português), este é o oitavo prémio para "Pare, Escute, Olhe", um documentário que pretende ser um grito de alerta na defesa da identidade de uma região transmontana.

3 comentários:

  1. MUITOS parabéns! :) É com prazer que vou acompanhando o V. sucesso. :)

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente FANTASTICO esse documentário. Merece ser mesmo muito premiado e divulgado. Indiquei-o a alguns amigos no Brasil, entretanto parece que não houve distribuição lá ainda. Alguma previsão?

    ResponderEliminar
  3. GRANDISSIMO Documentário; já comprei o DVD que ainda é melhor com os extras; está lá tudo: é excelente para os amantes de comboios e afins, mas sobretudo tem uma dimensão superior sobre o que aconteceu ao interior de Portugal e não esquece a corja que nos afundou (a); MUITOS PARABÉNS; o VOSSO SUCESSO é também o daqueles que continuam a viver e a acreditar no interior; Abraços, J.Antonio

    ResponderEliminar